terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto de Manejo Integrado do Ribeirão Jorge Pequeno apresenta resultados

Ações mobilizaram cerca de 2 mil estudantes
A analista ambiental Larissa Rosa esteve em Luz/MG, na semana passada, para fazer uma vistoria do Projeto de Manejo Integrado do Ribeirão Jorge Pequeno, afluente do rio São Francisco.

O projeto foi desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano/MMA, com o apoio do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco/MMA. Os recursos foram na ordem de R$ 900 mil.

O objetivo da parceira era promover uma campanha de conscientização para a conservação da água. A equipe técnica do projeto recebeu formação em conservação de água e solo na Universidade de Viçosa/MG. E foram construídas 1.020 barraginhas (bacias de contenção de águas pluviais) 1.700 hectares de terraços em nível e distribuídas 60.829 mudas de espécies nativas da região, entre outras ações.

Cerca de dois mil estudantes foram mobilizados nas atividades, que também contaram com a participação de 80 produtores rurais.

Larissa Rosa: "A experiência de Luz é referência para a bacia
Segundo Larissa Rosa, “As metas do convênio foram atendidas. Mas o que chamou a atenção foi o envolvimento dos mais de 2 mil estudantes e dos proprietários rurais”, afirma. “O sucesso do projeto pode ser exemplo para os outros municípios da região”, garante.

Dia de campo – Na sexta-feira, dia 26/10, Larissa participou de uma visita, na fazenda Camargos, onde pode constatar os resultados das ações de controle dos processos erosivos, do plantio de espécies florestais nativa e sobretudo a participação da comunidade local.

Prefeitos Agostinho: "Parceira do MMA foi fundamental para nosso êxito"
O prefeito de Luz, Agostinho Carlos Oliveira, presente à visita, falou aos participantes, agradecendo os recursos do Ministério do Meio Ambiente, “os investimentos do MMA possibilitaram a preservação da água e do solo, e possibilitaram que o município estruturasse uma patrulha mecanizada para a manutenção dos projetos execuatados”, disse ele.

Assista aqui ao vídeo do projeto:


Veja matéria no site da prefeitura de Luz, aqui.
Mais notícia sobre o projeto, no G1: Projeto estimula revitalização de ribeirão em Luz, MG

Nenhum comentário: